A incrível impressora 3D… para uso doméstico!

Será que as crianças do futuro farão seus próprios brinquedos?…
“Aê, me printa aquele .3ds do Comandos En Acción que eu baixei do site, valeu?”

A Desktop Factory acaba de lançar sua nova impressora 3D. Pra quem não sabe, isso já existe, só que é caro pra caramba e tem seu uso restrito à grandes empresas (não confunda com fresa computadorizada, isso esculpe madeira, resina ou aço e é um pouco mais barato.) Esse tipo de impressoras “imprime” ou em uma resina que endurece pelo contato com raio laser, ou o mais comum, um pó de celulose que, misturado a gotículas de cola disparadas pelo equipamento, vira uma espécie de “papel” sólido.

A diferença da impressora Desktop Factory é seu tamanho (20×20 polegadas) e seu custo, cerca de 5 mil dólares. Um custo que, segundo a IDG Brasil, poderá despencar nos próximos anos e tornar essa impressora acessível a pessoas phísicas!!! E outra coisa, essa impressora usa pó de plástico, que cria peças até que relativamente resistentes, comparadas as de resina e “papel”. Essas peças podem ser lixadas e pintadas como se fossem de qualquer outro material.
O objeto é impresso da mesma forma que a impressora de “papel”, em finas camadas, e o objeto acaba surgindo em meio a um monte de pó – no caso, a “tinta” dessa impressora. (A propósito: a impressora Desktop Factory não imprime cores, já a de “papel”, que vi no Discovery Channel, sim.)
Como o tamanho máximo é circunscrito a 5x5x5 polegadas, brinquedos (rígidos, no caso) podem ser feitos facilmente a partir de arquivos de objetos tridimensionais! Digo “podem”, porquê isso já está à venda nos EUA por um preço (5000 dólares) bem acessível a instituições como faculdades particulares, por exemplo. Já imaginou as coisas que podem sair das telas dos computadores para a vida real?… E outra coisa: nada impede o usuário de montar objetos ainda maiores, dividindo eles em partes de 5 polegadas!
Com isso, só continuará sendo prerrogativa da indústria fazer brinquedos flexíveis – isso, essas impressoras ainda não fazem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s